Ok! E vamos lá criar outro blog.
É que tenho recebido muitos convites de amigos queridos e quero partilhá-los com vocês, por isso passem por aqui de vez em quando, para saber das novidades.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prosa de Saaberes- 15 de setembro

CINEASTA ARI CANDIDO NO PROSA DE SABERES

DA OFICINA CULTURAL CANDIDO PORTINARI

Prosa de Saberes, no próximo dia 15 de setembro, tem como convidado Ari Candido. Além da conversa com o público sobre a sua experiência como cineasta no Brasil e exterior, haverá um bate-papo sobre os dois documentários que serão exibidos no dia: “Por quê a Eritréia?” e “Jardim Beleléu”.Realizado pela Oficina Cultural Candido Portinari - equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - em parceria com o Instituto do Livro de Ribeirão Preto, Prosa de Saberes é um evento que tem como objetivo a difusão dos Países Lusófonos por meio das artes, com especial atenção para os Africanos de Língua Portuguesa. A mediação é do jornalista Romilson Madeira.

Ari Candido Fernandes nasceu em Londrina. Viveu na Suécia, onde estudou Cinema de 1971 a 1973. Em 1979, graduou-se em Estudos Cinematográficos na Sorbonne Nouvelle – Paris III. Ainda em Paris, fez o filme “Martinho da Vila” (1977). De Paris foi para a Eritréia, onde morou por seis meses para dirigir o filme “Por quê a Eritréia?” (1979), uma produção franco-tunisina. Recebeu o premio de Melhor Documentário na Mostra de Cinema Internacional, organizada por Leon Cakoff no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1984.

Também atuou como fotógrafo para diversas agências de notícias europeias.No Brasil, Ari Candido realizou os filmes: “O rito de Ismael Ivo” (2003), retrato biográfico do bailarino negro; “O moleque” (2005), ficção baseada num conto do escritor Lima Barreto; “Pacaembu, terras alagadas” (2006), documentário sobre o bairro paulistano; e “Jardim Beleléu” (2009), curta filmado na Cidade Tiradentes – com apoio e participação da comunidade, especialmente da Escola de Samba Príncipe Negro – em homenagem ao músico e compositor Itamar Assumpção.

Reconhecido ativista da comunidade negra, Ari Candido foi fundador e coordenador do Projeto Zumbi e um dos idealizadores do Dogma Feijoada, movimento cinematrográfico disposto a questionar os esteriotipos e o modelo perverso de representação do negro, veiculados pelo cinema e pela TV.

SERVIÇO

Prosa de Saberes

Data: 15/09/11 – 5ª feira

Hora: 19h

Local: Auditório da Biblioteca Padre Euclides

R. Visconde de Inhaúma, 490 – 1º and. – Centro

Ribeirão Preto / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário